Os carboidratos têm sido tratados como os grandes vilões da dieta, associados a fatores que atrapalham o emagrecimento. 🧐
Mas quem já me segue por aqui sabe que:
1) carboidratos não são vilões e não precisamos excluí-los da alimentação para emagrecer 🥳
2) a escolha das fontes de carboidratos e o controle glicêmico das refeições pode auxiliar no processo de emagrecimento, trazendo benefícios a indivíduos obesos, com diabetes ou resistência insulínica.🤓
Considerando isso, será que você sabe escolher boas fontes de carboidratos? Você sabe a diferença entre índice glicêmico e carga glicêmica? Você conhece estratégias para reduzir o impacto glicêmico de uma refeição?
Índice Glicêmico ou IG refere-se à velocidade em que um carboidrato é absorvido pelo organismo e transforma-se em glicose. Os alimentos de alto IG são rapidamente absorvidos e digeridos, provocando um aumento mais rápido da glicemia.
Diversos fatores podem interferir no Índice Glicêmico de um alimento, como:
– tipo de amido (estrutura),
– a gelatinização do amido,
– acidez do alimento,
– presença de fibras,
– forma física dos alimentos (suco versus fruta inteira),
– o seu processamento (Mandioca versus goma de tapioca),
– combinação com outros alimentos.
Carga Glicêmica ou CG é uma medida que considera a qualidade do carboidrato (índice glicêmico) e a quantidade de carboidratos presentes na porção; define, portanto, o IMPACTO total sobre a sua glicemia.
Atenção! Um alimento pode ter um Índice Glicêmico alto e uma Carga Glicêmica baixa. Ou seja, ele pode ter carboidratos de rápida absorção, mas que estão em pequena quantidade dentro de uma porção; assim, vão causar um impacto pequeno na sua glicemia.
Para reduzir o impacto glicêmico de um carboidrato, é interessante combiná-lo com boas fontes de fibras e/ ou proteínas e/ou gorduras. Ex.: Fruta com sementes de chia e iogurte.
Bjos da nutri Van Santiago 🦋