Atendimento Online
Por que você não deve dar açúcar ao seu filho antes dos 2 anos? Nem um pouquinho.

Por que você não deve dar açúcar ao seu filho antes dos 2 anos? Nem um pouquinho.

O período chamado de “Primeiros Mil Dias” compreende a fase desde a concepção até os 2 anos da criança.

A alimentação da mãe e do bebê nesse período podem deixar consequências PERMANENTES, afetando o desenvolvimento e a saúde desse filho até sua vida adulta.

Quando falamos sobre consumo de açúcar, especificamente o de adição presente em guloseimas e bebidas como sucos de caixinha e achocolatados, os riscos são inúmeros!

O ponto principal está relacionado ao fato de que nosso paladar já nasce propício para gostar do sabor doce. Quanto mais adiarmos este consumo, melhor, pois caso essa preferência natural seja estimulada, essa criança vai crescer com aptidão e desejo maior por doces POR TODA SUA VIDA.

Não à toa, todas as Sociedades de Pediatria mundiais NÃO RECOMENDAM consumo de açúcar antes dos 2 anos.

Os riscos associados são diversos: maior chance de obesidade, aumento da circunferência abdominal, hipertensão, esteatose hepática, dislipidemia (aumento de colesterol/triglicerídeos). Alguns estudos correlacionam ainda com disfunções neuropsíquicas como o TDAH, hiperatividade, além de alterações de sono e, portanto desenvolvimento da criança.

Por último, o consumo de açúcar está relacionado às cáries, causadas por uma disbiose da mucosa oral.

Importante mencionar que nós humanos não temos necessidades orgânicas de consumir açúcar, ao contrário do que muitos pensam. Ao contrário, o carboidrato que seu filho precisa para ter energia está presente em quantidades suficientes nas frutas e legumes. Açúcar branco é caloria vazia, não tem nutrientes e não faz falta no organismo.

Antes dos 2 anos de idade, não ofereçam açúcar aos seus filhos. Nem um pouquinho. Nenhum tipo de açúcar, nem mel. Procurem não estimular o paladar doce, mesmo com receitinhas com uva passa, tâmaras, banana madura, etc. O ideal é não ter nenhum contato, nem ver adultos comendo. Se seu bebê não provar, ele não vai ter vontade.

Após os 2 anos, permitam consumo de forma esporádica, dando preferência a opções naturais como o mel, açúcar de coco e o de maçã. Evitar adoçantes, especialmente sintéticos como sucralose e aspartame.

Açúcar NÃO é amor!

Bjos da nutri Van Santiago 🦋