Atendimento Online
O que seu médico pode não ter te contado sobre os “prazóis”

O que seu médico pode não ter te contado sobre os “prazóis”

Os medicamentos com a terminação “prazol” (inibidores de bomba de prótons) são indicados e em geral muito efetivos para cicatrização e alívio da esofagite, do refluxo gastroesofágico, da hiperacidez estomacal, gastrite e também de úlcera do duodeno e estômago.

Apenas os médicos podem prescrever ou suspender medicamentos. Mas como Nutricionista, oriento e alerto sobre os cuidados em relação ao seu uso em longo prazo e explico o porquê.

Primeiramente, avaliaria a real necessidade. Vejo bastante confusão nos sintomas em si. Muitas pessoas acham que têm excesso de acidez no estômago, quando na verdade apresentam o que chamamos de hipocloridria (ou seja, falta de ácido) e uma consequente dificuldade de digerir os alimentos. Nesse caso, o mais indicado seria trabalhar com ajustes na dieta e possivelmente com algumas enzimas digestivas.

Em segundo lugar, recomendaria analisar, junto ao médico, a duração do tratamento. Acredito no uso transitório da medicação para sanar uma crise específica. Mas questiono médicos que prescrevem uso contínuo, sem sequer avaliar as causas dos sintomas, sem orientar sobre tópicos no estilo de vida do paciente que possam estar levando ao quadro. Além disso, tentaria uma transição gradual (“desmame”) com algo mais natural como o suco de aloe vera.

Os principais efeitos adversos derivam do fato de que essas drogas alteram a acidez gástrica, podendo interferir na a) digestão dos alimentos (que podem chegar ao intestino em partículas grandes e ativar nossos sistema imune), b) na absorção de vitaminas e minerais, c) no microbioma estomacal, que precisa da acidez para se manter em equilíbrio (risco de supercrescimento de bactérias como a H.pylori).

Estudo recente aponta ainda que o uso prolongado desses medicamentos podem aumentar em até 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.😱

Na visão da #NutriçãoFuncional, é preciso sempre compreender a raiz dos problemas. Os medicamentos podem ter o seu papel, mas enquanto não ajustarmos os fatores do estilo de vida que estão causando os sintomas, não vamos resolver em definitivo.

Se você tem sintomas gastrointestinais, agende sua consulta.

Bjos da nutri Van Santiago 🦋