Atendimento Online
O que acontece no intestino NÃO fica no intestino

O que acontece no intestino NÃO fica no intestino

Nosso intestino é um reservatório de centenas de espécies e subespécies de bactérias, fungos e outros microorganismos. Estes compõem o que se chama microbiota intestinal (antigamente chamada “flora”).

É de conhecimento de todos que uma boa saúde intestinal depende da diversidade desses microrganismos, de um equilíbrio entre os benéficos e os potencialmente patógenos e da integridade da mucosa intestinal (para que não fique permeável demais). Mas ainda é preciso compreender melhor que distúrbios nesse órgão podem ocasionar malefícios sistêmicos e afetar a nossa saúde como um todo!

A microbiota intestinal tem a capacidade de influenciar os processos de digestão, metabolismo (especialmente da glicose), absorção de nutrientes, detoxificação, nosso sistema imunológico / modulação dos processos inflamatórios, além da produção de neurotransmissores, hormônios e vitaminas.

Falando especificamente do sistema imune, convém reforçar que 70 a 80% dos linfócitos (células de defesa), estão no trato gastrointestinal. Se ativada resposta inflamatória no intestino (por exemplo porque uma partícula de alimento mal digerido foi reconhecida como potencial agressor), estes linfócitos circulam de forma sistêmica. Ou seja, o que acontece no intestino não fica no intestino!

Acontece uma resposta em rede e, devido a essa comunicação entre tecidos, uma inflamação originada no intestino pode ocasionar reações no trato respiratório, no tecido conjuntivo dos olhos, na pele etc. Está tudo conectado!

Além disso, essa inflamação pode causar danos ao endotélio (membrana vasos), incluindo a barreira hematoencefálica, permitindo a passagem de substâncias do sangue para o sistema nervoso central e podendo ocasionar desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Por último, neurotransmissores e ácidos graxos de cadeia curta (metabólitos das bactérias) partem do intestino para a circulação e podem influenciar cognição, humor, emoções, stress e aprendizado; é o que se chama conexão intestino-cérebro.

Em resumo, não há boa saúde e qualidade de vida se nosso intestino não está saudável!

Marque quem precisa saber disso.

Bjos da nutri Van Santiago 🦋