Assunto sempre polêmico e confundido com modismos alimentares.
Mas vamos aos fatos e ao meu posicionamento sobre o assunto.
O glúten é um termo genericamente aplicado a uma família de proteínas encontrada principalmente no trigo, no centeio e na cevada. Caracteriza-se por uma massa viscosa e elástica, largamente utilizada pela indústria alimentícia para alterar textura e conferir maior durabilidade aos produtos.
Uma parte dessas proteínas é de difícil digestão e cada uma dessas partículas não quebradas pode ser entendida pelo nosso corpo como um potencial agressor, ocasionando uma resposta imune e um processo inflamatório. A gravidade desse processo dependerá da quantidade/frequência desse consumo, da saúde intestinal do indivíduo e também da predisposição genética a doenças autoimunes.
Se você for celíaco, não há alternativa. Você precisa excluir totalmente o glúten da sua dieta. Recomenda-se inclusive cuidado com talheres, copos e manuseio dos alimentos em geral, pois qualquer micropartícula pode causar diversos sintomas bastante incômodos e potencialmente graves.
Se você não tem a doença Celíaca, nem sintomas aparentes causados pelo Glúten, a minha recomendação é que ingira o mínimo possível.
A propósito, um dos principais pilares de uma alimentação saudável é que descasquemos mais e desembalemos menos, ou seja, que evitemos processados e ultraprocessados em geral. E, especialmente quando falamos sobre gestão de peso, deve-se evitar o consumo excessivo de farináceos. Seguindo esses direcionamentos, já reduzimos significativamente a ingestão de glúten.
E se você pensa… ah, mas os meus avós comeram trigo a vida toda… Saiba que o trigo de hoje tem pelo menos 20x mais glúten do que o dos nossos antepassados, por conta do aprimoramento genético.
Para o consumo ocasional, sempre que possível opte por fermentação natural (melhor digestibilidade) e/ou farinhas de boa procedência, mais semelhantes aos grãos ancestrais do trigo. Uma dessas farinhas é a Espelta, de origem italiana e que pode ser encontrada em alguns empórios.
Faz sentido pra vocês?
Bjos da nutri Van Santiago 🦋