Infelizmente cada vez mais prevalente, diabetes gestacional é uma condição grave de saúde e seus riscos para a mãe e para a criança não podem ser menosprezados.
Procurar orientação nutricional é essencial para evitar essa e outras complicações nesse período tão importante na vida de uma mulher.
Diabetes Gestacional é uma doença caracterizada pela alteração do metabolismo da glicose, com elevação da glicemia; costuma desaparecer depois do parto
As principais causa são – predisposição genética; – hábitos prévios e durante a gestação; – ganho excessivo de peso na gestação; – a fisiologia em si da gravidez que leva a uma resistência insulínica, para garantir glicose ao bebê.
O diagnóstico oficial é feito através do teste de tolerância à glicose, mas é possível fazer um acompanhamento e um tratamento preventivo desde o 1º trimestre, analisando glicemia e insulina (em jejum e pós prandial).
Se não controlada, leva a diversos riscos para a mãe e para o bebê, tais como – abortos, -partos prematuros, – pré-eclâmpsia, – malformações fetais; – macrossomia fetal (bebês enormes).
Além disso, aumenta as chances de tanto a mãe quanto a criança desenvolverem diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas mais tardiamente.
O tratamento deve ser o mais precoce possível e deve ser baseado em ajustes na dieta e atividade física. Em alguns casos, é necessário uso de insulina.
Está gestante ou pretende engravidar em breve? Agende agora mesmo a sua consulta e previna Diabetes Gestacional.
Bjos da nutri Van Santiago 🦋