Se não, eu acho que deveria!
Ter o hábito de observar diariamente suas fezes pode auxiliar a identificar alterações no sistema digestivo e até mesmo doenças. Saiba que a cor, formato, consistência e odor do seu cocô podem dizer MUITO sobre a sua saúde!
Primeiramente, relembro que ter fezes o mais próximo possível do ideal significa que você está se alimentando e se hidratando de forma adequada, que sua microbiota provavelmente está equilibrada, sua digestão otimizada e que você está absorvendo bem os nutrientes.
O ideal é que as fezes tenham cor marrom, consistência mole, mas com formato (semelhante a uma banana madura), de superfície lisa, sem pedaços de alimentos, sem muco e sem sangue. Não podem causar dor ou qualquer tipo de desconforto durante a evacuação. E você precisa sentir que esvaziou por completo.
Fezes marrom escuro ou avermelhadas podem indicar presença de sangue. Fezes amareladas; excesso de gordura; fezes esbranquiçadas podem indicar problemas no fígado ou falta de bile.
Odor muito forte pode indicar disbiose, que é o desequilíbrio das bactérias intestinais, com supercrescimento de espécies que causam fermentação excessiva.
Fezes ressecadas, endurecidas, em bolinhas podem indicar baixo consumo de fibras e hidratação insuficiente.
Padrões diarreicos podem indicar parasitoses, intolerâncias alimentares, inflamação intestinal e outros problemas de saúde.
Além disso, fezes saudáveis no geral devem afundar. O que determina se boia ou não é o teor de gordura: quando em excesso, as fezes tendem a boiar.
Se você tem dúvidas sobre como está a sua saúde intestinal e entende o impacto da mesma sobre sua saúde como um todo e seu bem estar, procure uma nutricionista funcional.
Link para consultas na bio.
Bjos da nutri Van Santiago 🦋