Embora a adolescência esteja entre a infância e a idade adulta, os adolescentes não são crianças grandes, nem adultos pequenos.
Eles têm necessidades alimentares específicas para apoiar seu rápido crescimento físico e amadurecimento.
O aumento acentuado de questões como anemia, sobrepeso e obesidade nessa faixa etária coloca as questões nutricionais entre as maiores ameaças imediatas à saúde do adolescente. A exposição à alimentação saudável desde a adolescência pode preparar o terreno para uma vida saudável e bons hábitos alimentares.
Os fatores combinados que moldam a dieta podem incluir fatores pessoais, como preferências e conhecimento de alimentos saudáveis; influências sociais de amigos, familiares e colegas de trabalho; e ambiente físico, incluindo lojas e publicidade.
De uma perspectiva de longo prazo, comportamentos alimentares saudáveis adotados durante a adolescência, como o quanto e o que você come, são mais propensos a continuar na idade adulta.
Principais motivos para fazer um acompanhamento nutricional nesta fase:
1. Porque é um período chave de crescimento e desenvolvimento
2. Porque nessa fase, há um aumento importante da massa muscular e aparecimento dos caracteres sexuais secundários
3. Para isso, há uma alta demanda de NUTRIENTES.
4. Há também uma grande mudança hormonal, que afeta comportamento, saúde da pele, apetite e ocorrências de desconfortos como cólicas.
5. Cuidar da alimentação é chave para modular esses hormônios e amenizar efeitos indesejáveis.
6. Por último, trata-se de um período de grande vulnerabilidade nutricional e aumento do risco de desenvolver distúrbios como desnutrição, obesidade e transtornos alimentares.
Se você tem adolescente em casa, agende agora mesmo uma consulta.
Bjos da nutri Van Santiago 🦋