Nós seres humanos temos enzimas em nosso corpo que ajudam a quebrar nutrientes ingeridos via alimentação. Dentre essas enzimas, há a lactase, que é responsável pela quebra da lactose (açúcar do leite).
O que ocorre é que um % considerável da população não produz quantidade suficiente dessa enzima, o que contribui para que a lactose passe intacta pelo nosso trato digestório, causando sintomas desagradáveis como flatulência, indigestão e diarréia.
Além disso, a caseína presente no leite de vaca é uma proteína de difícil digestão e com grande potencial alergênico. Pode provocar um processo alérgico não imediato (após aprox. 3 dias), o que dificulta a associação dos sintomas ao seu consumo.
Essas possíveis reações são individuais e temos um papel chave em conhecer nosso corpo e entender os sinais que ele está nos dando. Muitas vezes, nos acostumamos com desconfortos e acabamos normalizando os mesmos, sem refletir sobre as causas. Além de piorarem nossa qualidade de vida, podem causar uma inflamação silenciosa e crônica que impacta negativamente nossa saúde como um todo, nos deixando mais suscetíveis a doenças.
Se você tem dúvidas, pode testar a retirada por um período de 15 dias e observar a evolução dos sintomas. E se a sua preocupação é o cálcio, saiba que essa não é uma boa fonte!
Para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite ou então de pele como acne, a recomendação é a total exclusão de produtos lácteos. Mas se você não tem esses problemas nem desconfortos digestivos, o consumo moderado de leite e seus derivados pode sim fazer parte de uma alimentação saudável, desde que saiba escolher as melhores opções. Para isso, aqui vão algumas dicas:
– Leite: Opte pela versão integral, tipo A, se possível com caseína do tipo A2A2 (melhor digestibilidade). Evite versões com conservantes e aditivos químicos.
– Iogurtes: Os melhores têm apenas 2 ingredientes: leite e fermento lácteo. Evite açúcares, aromatizantes e aditivos químicos.
– Queijos: Prefira os mais amarelos e curados, como o meia cura, o queijo da canastra.
– Manteiga: Se possível, opte pela Ghee. Se não, escolha versões puras (apenas creme de leite) e sem sal.
Bjos da nutri Van Santiago 🦋