Uma das maiores queixas no meu consultório é a compulsão por doces.🍡
As pessoas até conseguem ajustar a alimentação na maior parte do tempo, evitando junk food, incluindo vegetais e etc… mas o docinho acaba sendo a armadilha e muitas vezes prejudica os resultados almejados. O prazer momentâneo acaba sendo convertido em culpa e arrependimento.
Quase sempre trata-se de um gatilho emocional, mas vários outros fatores podem estar ligados a essa questão:
– o hábito em si: consumo com muita frequência e, quase sempre sem moderação leva o corpo a depender do doce. Esse estímulo vem não só do açúcar em si, mas dos alimentos refinados em geral, pois causam desequilíbrios nos níveis de glicose e insulina.
– carências nutricionais: a falta de alguns nutrientes como o magnésio e o cromo podem aumentar o desejo por alimentos açucarados.
– saúde intestinal e síndrome fúngica: açúcar é o alimento preferido dos fungos e, se há um supercrescimento dos mesmos, a vontade por doce aumenta.
– stress, fadiga, sono* de má qualidade e cortisol aumentado: podem aumentar insulina no sangue, o que faz seu corpo entender que precisa repor a energia e portanto consumir mais carbos
Importante! Ao dormir bem, produzimos serotonina e dopamina, substâncias calmantes que controlam a ansiedade, regulam o humor e a saciedade.
Recomenda-se uma alimentação mais focada em comida de verdade, com fontes de fibras (frutas, vegetais, cerais integrais), proteínas de boa procedência e gorduras boas (como a do azeite). Quanto mais nutrido e saciado estiver, menor a chance de haver compulsão.
Além da escolha dos carbos, outra dica legal é que evite consumi-los de forma isolada, especialmente os de médio e alto IG. Procure combiná-los sempre com uma proteína, uma fonte de gordura boa e/ou fibras; assim, a absorção será mais lenta, a glicemia não subirá tão rápido e não haverá pico de insulina.
Os Docinhos ditos “fit” são uma alternativa interessante do ponto de vista de saúde, mas cuidado! Primeiro, pq podem ser mais calóricos- moderação sempre! Segundo, pq o paladar doce por si só pode acionar a insulina. Por isso a importância de treinar nosso paladar.
Bjos da nutri Van Santiago 🦋