Atendimento Online
Devo treinar em jejum para emagrecer?

Devo treinar em jejum para emagrecer?

Depende!

A prática de Jejum pode ser um forte aliado no emagrecimento, desde que inserida em um contexto de hábitos saudáveis e com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Importante reforçar que existem apenas 2 formas de armazenar energia no nosso corpo: glicogênio (produzido basicamente a partir dos carboidratos) e a gordura corporal.

A preferência do nosso corpo é sempre o glicogênio, mas podemos “ensiná-lo” a se adaptar e ter o que chamamos de flexibilidade metabólica. Assim, ora ele pode buscar energia advinda da glicose, ora da própria gordura acumulada.

O jejum pode ser uma estratégia interessante para treinar o corpo a se adaptar nesse sentido, ficar menos “mimado” e promover queima de gordura.

Mas quando falamos sobre treinar em jejum é preciso levar alguns pontos em consideração.

1. O tempo e a intensidade do exercício. Jejum pode ser ótimo para exercícios menos intensos e de curta duração (até 1h mais ou menos); isso porque exercícios de alta intensidade exigem consumo de glicogênio (glicose estocada) e há o risco de catabolismo caso este estoque acabe; ou seja, acabamos queimando músculo para produção de energia.

2. Individualidade, pois algumas pessoas se adaptam super bem, outras nem tanto.

3. Reforço da Hidratação. Muitas vezes, o mal estar sentido ao se exercitar em jejum está mais relacionado a uma desidratação do que à falta de alimento.

4. Para melhorar a energia e disposição no treino em jejum, é possível fazer uso de shots sem caloria ou então um pré-treino que gosto muito: café com MCT (100% ácido caprílico) e uma pitada de canela. Este suplemento fornece energia rápida e não quebra o jejum metabólico, ou seja, não provoca elevação de insulina.

Se for fazer uma atividade mais longa e/ou mais intensa, para ter performance, você vai precisar de glicose como substrato de energia. Nesse caso, eu não recomendaria o jejum. Portanto:

– Atenção ao jantar do dia anterior (especialmente se treina cedo);

– Se for se alimentar logo antes, consuma carboidratoss simples, de rápida absorção;

– Se for um treino longo, é recomendável repor glicose intra-treino.

Me conta, você já treinou em #jejum?

Bjos da nutri Van Santiago 🦋