Você sabia que é possível equilibrar seus hormônios de forma natural com algo tão simples quanto sementes?
O Ciclo das Sementes é uma prática natural e acessível, que utiliza os nutrientes presentes em sementes específicas para regular o ciclo menstrual e reduzir sintomas como TPM, cólicas e irregularidade.
Como funciona?
Durante o ciclo menstrual, o corpo feminino passa por diferentes fases hormonais. O Ciclo das Sementes propõe o consumo estratégico de sementes específicas em cada fase do ciclo, ajudando a modular os hormônios de forma suave e natural.
Fase folicular
(Do 1º dia da menstruação até a ovulação)
Sementes indicadas: linhaça e abóbora
Essas sementes são ricas em fitoestrógenos e ajudam a regular os níveis de estrogênio, que devem estar mais altos nesta fase para promover a ovulação.
Fase lútea
(Da ovulação até o início da menstruação)
Sementes indicadas: gergelim e girassol
São fontes de zinco e vitamina E, importantes para a produção de progesterona, o hormônio predominante desta fase, que prepara o útero para uma possível gestação.
Por que o Ciclo das Sementes funciona?
As sementes fornecem nutrientes essenciais e gorduras boas que favorecem o equilíbrio hormonal. Ao serem consumidas de forma estratégica, de acordo com as fases do ciclo, elas contribuem para:
- Regulação do ciclo menstrual
- Alívio dos sintomas da TPM
- Melhora do equilíbrio hormonal
- Apoio à saúde da pele e do cabelo
Como incluir as sementes no seu dia a dia?
Você pode adicioná-las em vitaminas, saladas, bowls ou até como um snack com frutas. O mais importante é seguir a combinação correta de acordo com a fase do ciclo em que você está.
Se você busca alternativas naturais para aliviar sintomas hormonais e cuidar do seu corpo com mais consciência, o Ciclo das Sementes pode ser uma ótima estratégia para incluir na rotina.
